sábado, 25 de janeiro de 2014

A Casa de Hades

Não, hoje eu não abrirei falando do calor, ele já teve muito destaque aqui esse mês, alias, na minha vida.




Informações Técnicas


Título: A Casa de Hades
Autor: Rick Riordan
Nº de páginas: 478
Publicação: 2013
Editora: Intrínseca


Chega até a me dar um aperto no coração escrever sobre esse livro, porque é de uma das séries que eu mais gosto e também porque significa que o livro chegou ao fim, então agora eu tenho que falar sobre ele, hahaha. "A Casa de Hades" é o 4º livro da série "Os Heróis do Olimpo", que sucede a série "Percy Jackson e Os Olimpianos". Quem leu o último livro: "A Marca de Athena" sabe o suspense que o Riordan deixou os leitores né - ele até brincou com isso na abertura do livro (imagem abaixo).



O 4º livro começa quase exatamente depois do final fatídico do último livro. Okay, vou tentar ao máximo não dar spoilers enquanto eu falo sobre o livro aqui. Quando eu for dar spoiler, deixarei separado :) O livro dá espaço para os 7 semi-deuses terem seus capítulos, mostrando cada um o seu spotlight e sua visão das confusões que estão acontecendo, e acredite, são muitas, com direito a reviravoltas.

Percy e Annabeth estão separados do grupo depois de terem caído no tártaro, e o semi-deuses restantes tentam resgatá-los ao mesmo tempo que se preparam para suas batalhas e superações pessoais. Enquanto Hazel, Frank, Leo, Piper, Jason, o treinador Hedge são guiados por Nico para chegarem nas Casa de Hades para ajudarem Percy e Annabeth a voltarem para o mundo mortal e fecharem as Portas da Morte evitando que Gaia tenha um exército.

Cada um desses semi-deuses têm uma função, uma missão pessoal a ser desenvolvida, consciente ou insconscientemente. Logo nos primeiros capítulos Hazel descobri a dela(através de uma das minhas deusas preferidas :D), Piper descobre que pode ajudá-la um pouco com isso, e mais pra frente se confronta com o quão útil uma filha de Afrodite pode ser. Frank também se confronta com seu valor dentro da equipe e para si mesmo. Leo continua sendo o humorista do grupo, e infelizmente Frank é a piada que ele mais gosta de contar, rs. Jason descobre mais sobre as habilidades de um líder e sobre o que é ser livre, de verdade, e claro, é testemunha de uma revelação surpreendente desse livro.

Eles enfrentam alguns desafios, muitos solucionados de maneiras engraçadas, para tentar evitar que o exército de Gaia saia do Mundo Inferior, encontram novamente antagonistas ressuscitado a favor desta, e descobrimos de onde vem a TARTARUGA GIGANTE que está na Jacket da edição limitada em Hard-Cover do livro. Além disso, tem a ameaça de uma guerra entre o Acampamento Meio-Sangue e o Acampamento Nova Roma, devido aos acontecimentos já conhecido na "Marca de Athena". Se você acha que a situação deles tá dificil, imagina a situação de Percy e Annabeth no Tártaro.

Riordan fez um ótimo trabalho descrevendo a ambientação. O Tártaro é um lugar inóspito, mau, onde nenhum alívio pode ser encontrado. Além de ser o lugar onde os monstros renascem, com isso já é esperado que os dois fossem encontrar antigos inimigos, e é isso mesmo que acontece. Eles são confrontados com o sentimento de que não irão sobreviver até o final, de que pelo menos irão morrer juntos, eles sentem a esperança se esvaindo a cada momento, mas acontece que até no Tártaro, Percy e Annabeth têm amigos, e isso se prova a salvação deles.

Outra coisa que eu gostei, é que em todos os livros, as mortes dos inimigos são banalizadas, no sentido de: "é só mais um monstro. Mate-o então!". E ali eles são confrontados em saber que cada morte, que cada vitória, tem um preço. E também se deparam com criaturas tão poderosas e antigas que não podem ser vencidas. Imagina o que é se deparar com o invencível, e saber que ele é seu inimigo? Mas também rende várias situações engraçadas, como os planos de Annabeth para tirar os dois da morte certa, hahaha.

Ler Percy Jackson sempre me faz ter aquele sentimento de amizade e lutar pelo que é certo conforme vou avançando nas páginas, e que todo mundo tem seu valor, desde filhos de Júpiter/Zeus e Poseidon, até filhos de Afrodite e Hades/Plutão, não importa o preconceito que ocorra entre eles. É muito bom ver como Rick Riordan consegue ter uma escrita tão boa pro público-alvo dele. Eu consigo entrar de cabeça na trama rapidinho. Mas é a minha opinião. Tem gente que não suporta a série do Percy Jackson e afins. Pra mim, Rick Riordan é um dos melhores escritores de YA e fantasia da atualidade.

Ahhhh, além da minha deusa preferida ter aparecido, um dos meus personagens preferidos revela um segredo bem tenso, que eu adorei como isso encaixou na história e nas ações dele, não foi algo... "forçado". Ah Nico... *0* Não adianta, eu gosto dos underdogs e do que é sombrio, e infelizmente os filhos de Hades/Plutão são vistos assim.

É isso, agora fiquemos no aguardo para a conclusão em "O Sangue do Olimpo" que deve sair em meados de outubro desse ano. ;)

A arte do livro que fica por conta de John Rocco como nos outros livros é a minha capa preferida até agora, em segundo lugar "O Filho de Netuno". O trabalho gráfico do livro ficou muito bom. E o engraçado é que eu tava doida pra comprar esse livro desde que ele saiu, mas sempre aparecia alguma coisa q eu precisava comprar ao invés do livro. Aí no fim de semana passado eu topei com uma feira de livros, onde o achei baratinho, e claro, tive que comprar, MWAHAHAHA!

Se tem algum ponto negativo que eu queria dizer? Eu acho que talvez eu gostaria de ver os personagens tomando atitudes ainda mais maduras, uma vez que eles não têm mais 12 anos. Mas enfim, eles evoluíram bastante, já pensam no futuro com seus respectivos pares, até o Leo xD

        Bem, acho que é isso. Se você ainda não leu "Percy Jackson e os Olimpianos" ou ainda não partiu para "Os Heróis do Olimpo". I strongly recommend you to. Se não gostar, tudo bem, mas acho dificil. A história envolve mitologia grega, aventuras, mistério, magia, deuses sendo bem... deuses xD tem romance, morte, é bem legal sim. Dê uma chance para Percy Jackson você também, principalmente se você está se baseando só no filme. Esqueça o filme. Sério. Esqueça! Eu mesma não costumo avaliar filmes pelo que ele colocou ou tirou do livro, eu avalio filmes como filmes, independente dos livros. E como filmes, eles não funcionam xD


E se tudo der certo, no final do mês teremos videos já no ar. Olha que legal. ;)


Ao som de:


Within Temptation - Silver Moonlight
Kamelot - My Confession
Krypteria - For You I'll Bring The Devil Down

Nenhum comentário:

Postar um comentário