quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Boneco de Neve

     Voltando a programação normal onde eu gosto de escrever um pouco sobre o que tá acontecendo e a crítica vem embaixo, rs. Hoje foi um dia muito feliz, porque eu comecei ele apagada, no sentido de assim que coloquei minha cabeça no travesseiro, apaguei, e hoje fui fazer duas entrevistas para monitoria na faculdade. Acabou que eu consegui =D To muito feliz, experiência, aprendizado e dinheiro são 3 combinações muito boas. Mas eu vou conseguir postar aqui também. Há tempo pra tudo.

     Eu desobedeci uma das minhas regras sobre postagem na semana passada, e ontem era pra ter saído essa crítica, então tentarei compensar postando mais coisas em breve :)

Finalmente estou pronta para falar sobre o inverno nórdico.



Informações técnicas

Título: Boneco de Neve
Autor: Jo Nesbø
Nº de páginas: 418
Publicação: 2007
Editora: Record


Sinopse:  A primeira neve do ano cai sobre Oslo num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o marido e o filho pelo boneco de neve que fizeram no jardim. Isso os surpreende - não foi feito por nenhum deles. Ao olhar pela janela, o menino nota que a figura branca está virada para a casa, com os olhos negros voltados para a janela. Para eles. Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta do do autointitulado "Boneco de Neve", não desconfia do tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços  em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que  está envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade.

     "Boneco de Neve" é um livro de suspense e mistério, no estilo detetive caçando bandido. A narrativa é em 3ª pessoa e o foco se alterna entre o detetive Harry Hole e as vítimas(e outros personagens). Minha opinião mais forte é: É um livro mediano que poderia ser melhor, mas em geral foi bom, haha. As melhores partes definitivamente são as narrativas do ponto da vista das vítimas, rendeu uns bons calafrios.

     O protagonista, Harry Hole, é um clássico anti-herói. Arrogante, bom no que faz, aliás, um bom fator para um anti-herói ser quem é, é ele ser único. Harry é o único detetive da Noruega a prender um Serial Killer e entender como funciona mais ou menos sua mente. Claro que não tem muita concorrencia nesse país, já que era bem raro. Alias, como ele capturou seu primeiro serial killer, e outras de suas "aventuras" tem outros livros que Nesbø escreveu, senão me engano somente 5, contando com "Boneco de Neve", foram publicados no Brasil. Enfim, eu gosto muito de anti-heróis, acho bem mais interessantes que os mocinhos em si, mas sabe quando você cansa do clichê? Então, cansei, haha. Harry Hole é um cara complicado, que não consegue ter um social bom, tem um vício, é inteligente e não segue as regras. Ah, e ele gosta de Slipknot, risos. Mas ele é um bom personagem. Meu problema maior foi a conclusão dos eventos.

     Quando eu leio um livro de mistério, e todos estão procurando saber quem é o tal mal-feitor, assim como provavelmente todos os outros leitores, eu mesma tento descobrir quem é o tal fulano, e eu acertei de cara quem era, pontos para mim. Então isso pode ter prejudicado um pouco a minha visão crítica do livro, pois como eu tinha uma pessoa na cabeça que seria o mau sujeito, todas as ações destes se tornaram suspeitas para mim e óbvias claro. Então quando aparecia algum suspeito errado, eu me revoltava achando bem dificil ser esse alguém.

     O fluxo da narrativa é bom, não é um livro maçante, eu só não gostei muito do final. Outro ponto que eu acho que o autor deveria ter investido era no "macabro" que estava sendo prometido na sinopse. Quando o assassino estava perseguindo suas vítimas realmente eu conseguia sentir um pouco de medo, mas eram poucos esses momentos. Em geral foi um bom livro. Me ajudou nos dias de calor, a me lembrar que eu não estava na Noruega, e sim no Brasil. Sim, sintam o tom de comemoração(só que não!).

Aliás, o trabalho gráfico do livro ficou lindíssimo. É simples e bonito. ;)

Até a próxima! E será em breve, assim espero! :)


Ao som de:
Within Temptation - Dangerous feat. Howard Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário