terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Iluminado

(Começo a suspeitar que esse calor é um aviso divino sobre como o inferno deve ser ou talvez já estejamos nele, caso este exista).

Já dá pra ver como esse calor tá me afetando, então resolvi que a próxima resenha teria que combater essas altas temperaturas. Eu tinha um plano de colocar aqui minhas impressões sobre o último livro que eu li, "Boneco de Neve" do Jo Nesbø, mas esse livro só me deixou com agonia. É ambientado na Noruega, no inverno norueguês,  e a inveja aqui não tava preparada, então resolvi falar sobre um livro que eu li ano passado e me deu uns bons calafrios.




Informações Técnicas

Título: "O Iluminado"
Autor: Stephen King
Nº de paginas: 582
Ano de Publicação: 1977
Editora: Objetiva (edição de 2009)


       Vamos lá então. Na Bienal 2013 (a do ano passado), resolvi ir com uma lista de livros pra comprar, O Iluminado estava nessa lista, e eu consegui na promoção da estande da Suma/Objetiva. Sou muito fã de Stephen King, mas nunca tinha conseguido ter a oportunidade de ler um dos seus maiores clássicos, minha experiência com "O Iluminado" tinha sido só pelo filme do Kubrick e o filme feito pra TV. Mas eu sabia que o livro ia ter aquele "algo a mais" que os filmes deixaram a desejar.

(O livro é tão bom q eu li em uma madrugada inteira ç.ç Bons tempos)

        A história é a seguinte: Jack Torrance, pai de família, que acabou de sair de uma crise no casamento e na vida profissional devido ao abuso do álcool, ex-professor de inglês e escritor, consegue um emprego que pode tirar sua família dos maus momentos. Ele é contratado para ser zelador do Hotel Overlook no inverno, cuidando da caldeira, do jardim, enfim, cuidando do hotel enquanto ele está vazio. É um hotel enorme, luxuoso e tradicional, e a comida e a cozinha está totalmente disponível pra eles. Alias, é tanta comida que acho que nem se eles quisessem conseguiriam comer tudo. Sim, sintam o cheiro de férias dos sonhos disfarçada de trabalho que eles também sentiram. Wendy, sua esposa tinha esperanças que isso pudesse aproximar mais eles, que fizesse o Danny brincar e ter mais motivos pra rir, Jack estava esperançoso também, que pudesse escrever O LIVRO que mudaria seu destino de escritor para sempre.

       Seria tudo uma grande maravilha se o Overlook não fosse maligno por si só. É um Hotel que tem um histórico de mortes trágicas e violentas desde a sua construção. Não se preocupem, a história do Hotel é contada no livro tanto pelo empregador do Jack quanto no desenrolar da historia. Outro fator maravilha é que o filho de Jack e Wendy, Danny Torrance, é um "iluminado". Ou seja, ele tem poderes paranormais, consegue ler mentes, ver espíritos, fazer projeção psíquica, enfim. O garoto não é só um "iluminado" comum, ele é especial mesmo dentro da categoria especial. Ou seja, coloque um pai se curando do alcoolismo + um garoto assim dentro de um Hotel que definitivamente não é de Deus, hahaha. Claro que shit happens.

       O livro começa no momento que o Jack está sendo entrevistado e descobre na entrevista que o ultimo zelador surtou e matou a família com um machado e depois se matou. O gerente do hotel assim como qualquer pessoa normal chegou a conclusão que o isolamento causado pela neve que impossibilitava-o de ver outras pessoas que não a própria família o fez enlouquecer, mas nós sabemos que nas historias de King e com essa premissa, as coisas não seriam tão simples assim.

      A narração é feita em 3ª pessoa e o narrador muda. Vezes é o Jack, vezes é o Danny, entre outros. Esqueci de mencionar que o Danny tem um "amigo imaginário" chamado Tony. (Depois de ver Paranormal Activity 3 sempre associei Tony ao Toby porque demônios gonna demonizar)

     Na minha opinião o livro tem um ótimo ritmo de acontecimentos. Tem os momentos de tensão, momentos calmos, momentos de revelação, e todos encaixados perfeitamente onde devem ser encaixados. E eu agradeço muito a mim mesmo por ter lido o livro e agora eu entendo a raiva que o Stephen King tem da versão do Kubrick. Mas eu ainda não desgosto do filme não. Como filme ele funciona bem.

      O livro tem uns momentos bem intensos como, quase todos aqueles que envolvem o quarto 217, e aqueles Malditos Animais de Jardim! Sério, aquilo me convenceu a se um dia eu tiver uma casa grande suficiente pra ter animais esculpidos de arbustos e arvores, se Edward Scissorhands não for meu jardineiro, eu não terei esse jardim. Ou seja, eu não terei esse jardim, haha.

       Eu li esse livro na hora certa do dia, de noite. Pode parecer palhaçada as vezes, mas a noite pode sim criar uma atmosfera complementar a historias de terror e horror, principalmente livros.

       No desenrolar da historia, o leitor vai observando a decaimento da saúde mental do Jack Torrance, e como o Overlook usa o seu passado(tanto do Jack quanto do próprio hotel) e a família Torrance para conquistar isso. É engraçado que essa é a meta do Overlook. Que o Jack perca sua sanidade, com isso deixando-o mais forte e ele susceptível para ser sua peça-chave no seu plano, que fica claro que é tudo calculado.

      Sabe um ponto positivíssimo desse livro? A construção dos personagens. Nisso, eu não tenho nem como reclamar, pelo contrário. As motivações do Jack Torrance têm um porque de existir, e a maneira como a loucura passa a existir como realidade para ele, as reações da Wendy às coisas que vão acontecendo. No filme eu tinha uma raiva incrível dessa personagem, dela e do Danny. E ali no livro eles são personagens muito bem estruturados. Um dos meus motivos de felicidade é a Wendy não ser a mosca-morta que achava que era. Que ela é inteligente, tem uma personalidade forte e não se assemelha ao Danny em idade mental. E o Danny e seu amiguinho Tony não eram apelativos. As visões aconteciam em detrimento das ocasiões, e toda hora que chegava a parte do Danny na historia eu pensava: "E agora? O que o Tony tem pra mostrar? Mas que porra é o Tony?"

      E um dos meus personagens preferidos é o Dick Halloran, cozinheiro do Hotel e também um "Iluminado" que dá altas dicas pro Danny, inclusive a melhor de todas: "FIQUE LONGE DO QUARTO 217! Não importa o que ouvir? Me promete, Danny?"

       Ahhh, acho que já devo ter dado algum spoiler, mas eu juro que nada muito importante pros plots. Eu super recomendo ler Stephen King nesse calor, pode ajudar a abaixar a temperatura um pouquinho =) Ah! Eu li na edição de bolso, e posso garantir que é muito bonita. O papel é amarelado, ajudando na leitura, não é uma edição pobre, pode até ter letras menores e não vir com orelha, mas pra mim são os unicos revés, mas é uma edição de bolso, algumas coisas não cabem nela, haha. É muito caprichada e eu não tenho preconceito com as edições de bolso dos livros do Stephen King da Objetiva, não mesmo!


(Elsa approves esse livro)


Trilha sonora para um dia de calor:

Paramore - When It Rains
Evanescence - Oceans
Theatre of Tragedy - Storm
Van Canto - A Storm to Come
Placebo - English Summer Rain

Mais sugestão de músicas de verão são bem vindas =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário