quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O Temor do Sábio

Informações Técnicas
Título: "O Temor do Sábio"
Autor: Patrick Rothfuss
Nº de páginas: 960
Ano de publicação: 2011
Editora: Arqueiro

O último livro de 2013 acabou sendo o primeiro a ser terminado em 2014, dia 3 de janeiro, graças as festividades de fim de ano. Nesse natal ganhei alguns livros, e um deles era um dos meus most wanted: "O Temor do Sábio" do Patrick Rothfuss. Na minha humilde opinião até o dia que vos escrevo, é um dos melhores escritores de fantasia contemporâneos, ou como gosto de chamá-lo, um dos meus "Contadores de História" favoritos.
Tudo começou em 2012 se não me engano quando dois amigos próximos meus com ótimo gosto literário falavam muito d'O Nome do Vento. E eis que ano passado eu consegui comprá-lo por um preço muito bom(obrigada infinitamente ao vendedor que acidentalmente etiquetou um livro errado e foi o que caiu nas minhas mãos). Curti tanto a história que acabei terminando em 3 dias, alternando entre faculdade e dormir, haha. Logo que devorei o primeiro livro, esperei ansiosamente até o dia em que poderia tê-lo. E foi numa dessas promoções de natal que a Submarino me ajudou nisso. Alias, nesse fim de ano, 4 dos 5 livros que eu ganhei de presente foram entregues por esta loja que me surpreendeu com promoções e entrega-rápida. A estimativa era que eu só veria meus livrinhos em 2014 mesmo.
Então, na noite de véspera de Natal comecei a ler a segunda parte das aventuras de Kvothe. Uma das características que faz com que o Rothfuss tenha o posto que tem na minha lista de preferências, é a fluidez que ele têm pra contar uma boa história, e até histórias dentro de histórias dentro de histórias("storyception"). O ritmo que ele encontrou para tornar tudo interessante desde a construção das personagens até suas missões e objetivos e encontros acasos é genial. Eu ri, senti empolgação, senti raiva, foi um livro divertidissimo de se ler.
O Kvothe é uma personagem muito bem construida. Não é um garoto bobo e ingenuo, mas também não é super badass, "the chosen one" e coisas do tipo. Na verdade, o carisma dele é tão forte que me faz torcer para que ele saia das situações que se encontra de maneira heróica e única.
Gostei mais do segundo livro que o do primeiro, o que não torna "O Nome do Vento" um livro ruim, pelo contrário, faz com que as chances do 3º livro ser ainda melhor. Um ótimo presente de natal :3 Agora só preciso ser paciente pra chegar o próximo.

Spoiler!!!!
Eu já estava crente crente que o Kvothe era bom com as mulheres por causa da timidez, mas quem diria que fora uma felluriana que mudou isso pra ele! E quem diria que ele e o Elodin acabariam se tornando proximos. E outra coisa, odeio, odeio o Ambrose. ò.ó Olha só... Usar simpatia contra um dos melhores simpatistas do Arcanum(embora ele não soubesse quem era). Tinha que se f* mesmo xD E a Feila é foda, ponto!

2 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau! Patrick Rothfuss foi maravilhosissimo ao escrever a história do kvothe..so que eu gostei mais do primeiro livro, deve ser pq falou mais sobre o chandriano, e no temor do sabio não gostei mto da parte da feluriana biscate com meu ruivo prefeirdo u.u como se ja não bastasse a sem sal da denna..rs.. nem vou entrar no detalhe da minha tristeza aguardando o ultimo livro apenas em 2015 :'(
    Se aceita uma sugestão qnd puder leia a mão esquerda de deus do escritor paul hoffman, é uma trilogia também, mas ja foi concluida aih não tem aquele sofrimento de esperar o proximo livro, eu gosteii, thomas cale n eh um kvothe mas tb soube me prender ao seu modo..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas que estamos no sofrimento esperando o 3º livro. E eu espero q não seja mais uma daquelas trilogias que de repente viram 5 livros ¬¬ Essa parte eu tbm achei um pouco chatinha pq tirando a parte do Ctaeth e como ele ganhou a Capa de Sombras, era tudo muito... "parado" apesar dos pesares, rs
      Aceitarei sua sugestão sim, fico feliz em saber que pelo menos essa historia já tem fim xD É dificil arranjar um personagem igual ao Kvothe, o escritor tem que saber usar um personagem assim senão a historia não dá certo.
      Muito obrigada pelo comentário :D Alias, primeiro comentario aqui, yay! =D

      Excluir