terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Personagem do Mês: Alaska Young

     E assim está a terminar janeiro. Primeiro mês de vida do Pudim Literário, última semana de férias, de poder desenhar e pintar "livremente", mas o começo de um ano que assim espero será extraordinário. Esse primeiro mês me comprometendo a resenhar o que eu leio e etc, foi uma experiência muito legal, sei que ao escrever sobre esses livros, eles meio que se tornarão ainda mais vívidos na minha memória de alguma maneira, e ao exercitar a escrita posso me corrigir mais, haha.


     Resolvi fazer algo diferente. Eleger o Personagem do Mês. Aquele personagem que mais me marcou, me identifiquei, ou odiei, não sei ainda os critérios, só sei que gostaria de começar isso =) E eu já sei exatamente quem escolher!



Nome: Alaska Young
Livro: Quem É Você, Alasca?
Autor: John Green




      Bem, a Alaska é uma personagem complexa, porém livre. É livre porém é refém do próprio sofrimento. Vive cada dia presa no labirinto de sofrimento mas vive cada dia na alegria do próprio momento. É espontanea, tem bom coração com os amigos, e o melhor de tudo, é livre para errar. Eu gostei muito dessa historia do John Green exatamente porque apesar da Alaska cometer erros e acertos, isso não define ela como uma pessoa boa ou ruim, apenas como humana. Coisa que todo mundo é, certo?

"Vocês fumam para se divertir. Eu fumo para morrer." - Alaska Young

       Ela é inteligente, gosta de livros, é questionadora. Em algumas determinadas situações ajudou o protagonista do livro, Miles Halter, seja defendendo-o de algum professor ou se vingando dos Guerreiros de Dias de Semana. Gosta de sexo, álcool e cigarro. E isso não torna ela uma pessoa ruim, de índole questionável. Acho que no século que vivemos, onde vários tabus estão sendo quebrados, é bom ver que na própria literatura consigo ver mais personagens fora do "preto-no-branco" aqui.

      Afinal, Alaska, dona do seu próprio nome como é explicado no livro, não segue as regras da sociedade em que vive. Contrabandeia garrafas de bebida e cigarros para dentro do internato, é mestre dos trotes, entre várias coisas, haha. Apesar de ser independente e tentar não se apegar muito às pessoas e bens materiais, ela coloca um certo valor sentimental em todos, e tudo. Até quando ocorre um "acidente" com a sua biblioteca particular. É porque é praticamente impossível para um ser humano ser uma ilha e não ter sentimentos, por mais que se tente não ter. E não to falando de sentimentos amorosos somente não. Você pode fazer a escolha de não manifestar mais um sentimento amoroso por outra pessoa, mas ainda existe família, ainda existem sonhos, existe muito a se amar ainda nessa vida e a gente aqui preocupado com os nossos: "Eu nunca irei..."



Bem, é isso, a personagem do mês do Pudim Literário. Não é alguém afrente do seu tempo, é alguem que VIVE no próprio tempo.


"Como faremos para sair desse labirinto?" - Alasca Young


Ao som de:
Within Temptation - Shot In The Dark
Imagine Dragons - Bleeding Out
Florence and The Machine - What The Water Gave Me

Nenhum comentário:

Postar um comentário