segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sobre arte?



"Believe" - Nate Frizzell


Sabe quando você se sente cercada por um mar profundo e caótico do qual não consegue ver sua superfície, apenas imaginá-la momentos antes da água conseguir entrar nas suas vias respiratórias? O que seria pior, o afogamento em si, ou o momento antes, aquele em que você ainda se agarra a esperança de subir e respirar novamente ou aquele em que você percebe que não dá mais tempo? Ainda mais quando sua vida consegue reproduzir a sensação de agonia no seu dia-a-dia.

É acordar, trabalhar, estudar. Eu já não vejo mais estudar e trabalhar como coisas diferentes e separadas. Essa é uma vantagem de se fazer Belas Artes, você já está fazendo, já está trabalhando. E cada trabalho novo, é um estudo e vice-versa. Mas a pior parte de ser artista, além do menosprezo pela profissão/carreira aqui no Brasil, é ouvir: "ah! mas artista não tem que pensar! só tem que desenhar" e derivações do gênero. Desde pequena, quando eu sonhava em ser médica/cientista maluca/desenhista de HQ/professora de matemática/escritora/cantora de banda/atriz, etc, sim, meu currículo ia ser tão longo quanto os dois volumes de "Guerra e Paz" do Tolstói, sempre admirei arte e quem fazia arte, ah(!) não posso esquecer que também queria ganhar um prêmio nobel, pouca coisa que eu queria não?!

Ficava besta em como um artista podia imaginar como combinar cores, desenhos, se existia uma fórmula que somente os grandes artistas tinham acesso, tipo uma fraternidade secreta. E não eram só os pintores, escultores e desenhistas que faziam parte dessa sociedade. Os escritores e músicos também. Mas como poderiam todos serem tão geniais assim? Será que Deus escolhia alguns a dedo? Esse vai ter talento, e aquele não. E eu torcia pra ser uma das premiadas.

"Ophelia" - John William Waterhouse


E conforme eu fui crescendo, essas coisas nunca saíram da minha cabeça. Na verdade, eu sempre estive cantando por aí, em bandas ou em casa, desenhando e pintando, enquanto estudava químicas, bioquimicas, e etc. Podia não ser a aluna mais brilhante de todas, mas eu me esforcei, e aprender tanto isso quanto as artes foram igualmente importantes pra minha formação como pessoa. Sim, eu gosto de acumular conhecimento, mas eu não gosto de me manifestar sobre isso. Eu gosto de pintar sobre isso. Gosto de compor músicas sobre isso. E deixo claro que abandonem a ideia primitiva de que conhecimento é algo lógico e racional. Nunca é só racional. Nunca é só sentimental. Levar tudo ao extremo, na minha opinião, é uma regressão.

Você quer saber a função de uma obra de arte? Ela pode ter várias e nenhuma ao mesmo tempo. Ela pode te educar, pode te explicar algo claramente, mas pode te levar a pensar. Pode te levar a sentir. Agora o quê? Depende do artista, depende de quem observa. Dave Grohl vocalista e líder do Foo Fighters uma vez disse que a mágica de fazer um show é que ele canta uma canção por um motivo, e as 1500 pessoas assistindo, vão cantar essa música por 1500 razões diferentes.

Mas vamos voltar ao assunto onde eu estava me afogando, ou sentindo como se estivesse. Ainda estou sentindo isso, mas a arte é sempre a corda que aparece ali pra me salvar. E eu sei que não sou a única. Já contei que antes de fazer o vestibular eu considerei seriamente fazer medicina, farmácia, música e pintura? Eu não escolhi analisando logicamente estatísticas e quanto dinheiro cada profissão me daria. Quantas vezes já não ouvi: "ah mas pintar quadro não dá dinheiro". E desde quando minha felicidade gira em torno de dinheiro? Não estou dizendo que não preciso de dinheiro, todos precisamos de dinheiro. Mas eu preciso apenas do suficiente, não mais do que isso. Não quero ser rica, só quero fazer o que amo com tranquilidade. Quando escolhi fazer pintura, não quis dizer que não fiz algo porque não gosto, ou porquê é muito difícil.

É nesse ponto que quero chegar. Um pintor, um músico, um artista, está tão perto de mudar o mundo quanto um médico, quanto um soldado. Nós lidamos todos com emoções, manifestando de maneiras diferentes. De onde vem a vontade de um médico de ajudar alguém? Se vier só do bolso, eu que olho pra essa pessoa com vergonha.

A arte ta aí pra estimular os sentimentos e pensamentos. Para inflamar admiração, raiva, tristeza, alegria, amor, traição, vitória, derrota, qualquer coisa. É observar e pensar não somente com o pensamento dito racional, mas todos seus sentidos estão envolvidos. É dificil. É dificil imaginar algo e colocar no papel ou numa tela. É dificil pegar palavras e arrumá-las dentro de uma composição que envolva ritmo. É difícil. But someone has to do this dirty job.

"The Murmur of The Innocents 16" - Gottfried Helnwein


É oferecer a alguém em necessidade uma solução, ou ajudar a encontrar o caminho para isso. É como dar um medicamento a alguém doente, é como ajudar a motivar, é como construir uma casa e uma personalidade que não pode abalada uma vez erguida. Um trabalho de arte, uma música, um livro, um filmes, vai além de bonito. É algo que não pode ser mensurável em palavras e tenho dito.

Então se quiser escolher uma carreira que seja fácil, desista de artes. Aqui não existe espaço pra pessoas sem paixão na alma. Não existe espaço para pessoas sem sonhos. Mentira, existe sim, porque se existem médicos que só vêem seus pacientes como clientes e fonte de dinheiro, e nada mais que isso, o que será de nós artistas?

Apenas lembre-se de que quando estiver em apuros e perdido no mundo, nós podemos oferecer uma corda quando o mundo todo passa por você sem notar que você está ruindo por dentro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário